Perfil do Presidente Aluízio Azevedo

por pcr publicado 04/06/2015 21h59, última modificação 04/06/2015 21h59

ALUÍZIO AZEVEDO é cearense, neste ano de 2015 completará 50 anos. É casado com a senhora Helena Rodrigues, é pai de 2 filhos. Chegou à Roraima no ano de 1985, com 20 anos de idade. Foi trabalhar no comércio de seu irmão em Boa Vista, que ficava localizado no Mercado Romeu Caldas de Magalhães. Depois trabalhou com o senhor Raimundo Rodrigues, no posto Canarinho. Daí começou a atuar como empresário, sendo a vir proprietário de um açougue e foi mudando de ramo. Mudou-se para a fronteira Brasil/Venezuela, onde começou a trabalhar na compra e venda de ouro e diamante. Atualmente também é vereador desde 2013, sendo o atual Presidente do palácio Francisco Fernandes de Sousa, sede do Poder Legislativo do município de Pacaraima para o biênio 2015-2016.

“Entrei candidato a vereador para conhecer por dentro os problemas e mazelas que afligem a população. E gostaria de continuar a contribuir para resolver e amenizar os problemas que abatem a população do município de Pacaraima”.

Por indicação da maioria dos vereadores de Pacaraima assumo a presidência do Poder Legislativo, honrado pela escolha e obstinado em acertar os passos. No Brasil, o princípio federativo concentra de maneira hercúlea os recursos nas mãos da União, inviabilizando os Estados e liquidando os municípios, principalmente, os de pequeno porte. Tal modelo que é visto como perverso precisa de mudanças urgentemente.

Continuarei lutando por melhorias, promovendo Audiências Públicas em prol do bem estar da nossa sociedade, implementando medidas garantidoras de transparência na Câmara.

Sinto-me grato juntamente com todos os meus colegas de Mesa. Também sinto-me honrado com mais esse desafio em minha vida. Lembro que é sempre à sombra da história do passado que os seres humanos escrevem as páginas do presente e projetam o futuro. E temos que entender que nossos mandatos podem contribuir com o aperfeiçoamento da jornada participativa.

Com essa perspectiva, agradeço aos colegas que me deram a honra e a responsabilidade de representá-los na Mesa Diretora, entendo que temos grandes desafios pela frente. Contudo, devemos devotar todo nosso esforço para que os projetos que pretendemos implementar, passem por ampla discussão e deliberação com a Mesa e com o conjunto da Casa.

Nossa gestão estará ancorada em três grandes eixos:

Primeiro eixo: a ação legislativa - naquilo que nos é mais caro, que é a nossa atividade legislativa. cuidaremos de ampliar as ações das comissões técnicas, ampliando a representação da sociedade civil e garantindo espaço para proposições e debates. e, com muito afinco e determinação, vamos continuar a avançar ainda mais o processo de descentralização da câmara com a realização de audiências públicas na sede e nas comunidades indígenas. desejamos dar um passo além, discutindo o orçamento como um todo, acompanhar a execução das obras, os serviços e a discussão de uma agenda estratégica para o futuro.

Segundo eixo: o futuro da cidade - é importante que reflitamos sobre o nosso papel perante a cidade e sua população. como escreveu o francês moliére, “não somos responsáveis só pelo que fazemos, mas também pelo que não fazemos”. trabalharemos na busca de um espaço revigorado para o exercício soberano da nossa representação política para melhorar o futuro. essa agenda já está aberta e estaremos ao lado de todas as senhoras e os senhores para este debate. todos os senhores nos ouvirão falar repetidamente durante o ano de 2015/2016 nessa tarefa que pesa sobre os nossos ombros: a de nos constituirmos em agentes do futuro. assim sendo, pretendemos constituir um fórum permanente de debates, tendo como parceiros a sociedade civil organizada, universidades para formularem uma agenda estratégica de temas desafiadores que nosso município enfrenta, como por exemplo, o planejamento urbano, a circulação de trânsito, a segurança pública, planejamento familiar, entre tantos outros. temas que pretendemos retomar com toda sociedade, e, especialmente com o senhor prefeito altemir campos.

Terceiro eixo: a melhoria da gestão - para garantir que possamos nos dedicar com tranqüilidade às tarefas da qualificação  legislativa e à discussão de uma agenda estratégica,   pretendemos continuar com a parceria com escola do legislativo - escolegis da assembleia legislativa de roraima – ale-rr, para que seus renomados técnicos se somem aos nossos servidores e possam, juntos, promover as melhorias necessárias na gestão administrativa de nossa casa. vamos procurar a qualificação dos processos gerenciais, e isso haverá de significar o avanço das atividades do controle dos gastos, dos processos financeiros, jurídicos, de recursos humanos, de logística, entre tantos outros. nossa meta é que cada real aqui investido seja utilizado da maneira mais eficiente possível. ainda internamente, pretendemos avançar na qualificação de nossos servidores, e estudos para a possibilidade da realização do primeiro concurso da casa, retomando a discussão do plano de carreira.

Árduo foi o caminho que percorri até aqui. Ainda garoto no Ceará, entendi, que desde cedo, que era possível romper o círculo determinista da pobreza e que o homem podia ser, e é, o senhor de seu destino. Que podia realizar os sonhos e perseguir os objetivos, determinar-se a construir-se como cidadão, profissionalizar-se sem marginalizar-se pela falta de esperança ou corromper-se pela ausência moral.

ao trabalho, boa luta e muito obrigado!